As Revelações do Apocalipse
Surpreendente estudo Bíblico sobre as profecias do Livro do Apocalipse, 24 lições sobre o Apocalipse com questionário.

Você saberá o significado das principais Profecias Biblicas, como: A Marca da Besta, 666, As Setes Igrejas, Os Setes Selos, As Setes Trombetas, A grande Babilonia, etc.


ESTUDO 11
Dia do Senhor, Sábado ou Domingo?


MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler em sua Bíblia alguma declaração que dissesse "santificarás o domingo", porém não a encontraram. Ocorre-lhes então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é somente uma tradição? Qual o dia de Gurda, Sábado ou Domingo ?

Uma das grandes profecias do Apocalipse trata da observância do domingo, mas não estabelece sua santidade; ao contrário, reafirma a observância do sábado. Esta profecia, porém, será analisada em estudo posterior.

Existem, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana) e em um destes se faz referência a ele sem mencioná-lo. Vamos analisá-los um a um a fim de vermos em qual deles se ordena a observância do domingo.

ANÁLISE DOS OITO VERSÍCULOS

1. Analisemos todos os versículos(*) do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana e marquemos na coluna do SIM quando se ordena guardar o domingo, e na coluna do NÃO quando não se ordena guardá-lo.

Diz que se deve
Guardar o domingo
Sim Não Texto Bíblico Nota
Sim Não (*) São Mateus 28:1  
Sim Não (*) São Marcos 16:1, 2 No dia de repouso não se fazem compras, e ali diz "compraram aromas..." Além disto, se diz que o domingo é o dia seguinte ao dia de repouso.
Sim Não (*) São Marcos 16:9  
Sim Não (*) São Lucas 24:1 São Lucas disse que investigou diligentemente todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades ( São Lucas 1:1-4; Atos 1:1-3 ). Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrário. Em São Lucas 23:54-56 se diz que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado (e isto foi escrito cerca do ano 63 AD, 32 anos depois da ascensão de Jesus).
Sim Não (*) São João 20:1  
Sim Não (*) São João 20:19, 26 O objetivo pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam trancados por medo dos judeus. Não estavam comemorando a ressurreição, pois não criam que Jesus havia ressuscitado (ver as duas passagens paralelas, São Marcos 16:11-14 e São Lucas 24:36-43 ). Para comemorar a ressurreição, Jesus estabeleceu o batismo por imersão ( Romanos 6:3-6 ).
Sim Não (*) Atos 20:7 Razão da reunião: "Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato."
Sim Não (*) 1 Coríntios 16:2 Não fala de reuniões religiosas, mas de algo para fazer em casa. Dá a impressão de estar dizendo que, ao fazer o plano de gastos da semana, separem uma quantia e a guardem para quando São Paulo chegar à cidade. A coleta da qual vem falando desde o verso 1 se refere a uma ajuda aos irmãos da Judéia devido à grande fome mencionada em Atos 11:28-30.

Sendo que não existe um só versículo que ordene guardar o domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado exclusivamente por tradição, ao passo que centenas de versículos mandam observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo é pagão. Foi assinado por Constantino no dia 7 de março do ano 321.

2. Podiam os cristãos mudar a observância do sábado para o domingo? São Mateus 5:17, 18.

Jesus disse: "... Nem um ou um jamais passará da até que tudo se cumpra."

3. Aprova Deus que se deixe de guardar um de Seus mandamentos a fim de substituí-lo por uma tradição? São Mateus 15:3; São Marcos 7:6, 7.

"... E Me adoram, ensinando que são preceitos ."

4. Segundo o Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos? Apocalipse 14:12.

"Aqui está a perseverança dos , os que os de e a fé em Jesus."

O DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO

5. De que dia fala São João no Apocalipse? Apocalipse 1:10.

O dia do .

Nota: Os pagãos contemporâneos de São João tinham o "dia do senhor deus o Sol" (o domingo). Porém os cristãos não adoravam ao Sol, nem tão pouco ao imperador. (Ex.: I Coríntios 8:5, 6 ). Por isto é que São João foi exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa ( Apocalipse 1:9 ). Esta é uma poderosa evidência de que São João não concordaria em render homenagem ao Sol nem observaria um dia de culto pagão. Para os cristãos o dia do Senhor é aquele que Jesus proclamou como Seu dia.

6. De acordo com Jesus, qual é o dia do Senhor no Novo Testamento? São Marcos 2:28.

"... O Filho do homem [Jesus] é Senhor também do ."

7. Qual é o dia de repouso do Novo Testamento? São Mateus 28:1; São Lucas 23:56.

É o dia anterior ao primeiro dia da semana. Portanto, é o sábado. "... E no descansaram, segundo o mandamento."

8. Na cidade de Corinto, São Paulo trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas ( Atos 18:1-3, 11 ). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava. Que dia reservava São Paulo para as atividades religiosas? Atos 18:3,4.

"... E os discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus, como gregos."

Nota: Durante um ano e meio São Paulo trabalhou fazendo tendas, porém estes 78 sábados dedicou-os à religião. O fato de que aos sábados pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judeus, mas sim porque este era o dia de repouso, o dia do Senhor dedicado à religião. Todo o livro de Atos testifica que São Paulo guardava o sábado. Por exemplo: Atos 13:42, 44; 16:13 . Seu costume era dedicar o sábado à religião (Exemplo: Atos 17:2 ).

9. Até quando continuará sendo guardado o sãbado? Isaias 66:22, 23.

Falando dos novos Céus e da nova Terra, diz o verso: "... E será que de uma Lua nova à outra e de a virá a adorar perante Mim, diz o Senhor."

Nota: Assim como para o homem não houve um só sábado que não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro sábado da Terra, Gênesis 2:1-3 ), jamais haverá um só sábado que não seja para se guardar. Estes versículos de Isaias dizem que na Terra nova, a cada sábado, todos os remidos irão adorar a Deus. O sábado será tão eterno como a eternidade.

10. Qual deve ser a razão para se guardar o sábado? São João 14:15.

Disse Jesus: "Se , guardareis os Meus mandamentos."









MINHA DECISÃO - Senhor, eu te amo, porque me amaste primeiro. Como prova de meu amor e entrega a Ti, decido guardar Teu Santo Sábado. Dá me força para fazê-lo

Nome:_________________________________ Data:______/ ______/ ________



ABAIXO O ÍNDICE DAS LIÇÕES DESTE ESTUDO SOBRE AS PROFECIAS DO APOCALIPSE

Estudo 01
Estudo 02
Estudo 03
Estudo 04
Estudo 05
Estudo 06
Estudo 07
Estudo 08
Estudo 09
Estudo 10
Estudo 11
Estudo 12
Estudo 13
Estudo 14
Estudo 15
Estudo 16
Estudo 17
Estudo 18
Estudo 19
Estudo 20
Estudo 21
Estudo 22
Estudo 23
Estudo 24


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas