Faça o download do
eBook Temas Atuais

A
qui você encontra vários estudos Bíblicos sobre temas atuais como: Clonagem humana, AIDS, Divórcio, Evolucionismo, etc.
Para acessar outros assuntos use as setas abaixo.
MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

Clonagem Humana

O clone de seres humanos, à parte dos escrúpulos científicos e religiosos, é um duríssimo golpe na velha e inverossímil doutrina da “imortalidade da alma”. Porque? Perguntaria você. Que me digam os defensores do dualismo (alma separada do corpo), como os cientistas duplicaram a vida a partir do núcleo celular de um animal, fertilizando-o “in vitro” no óvulo de uma hospedeira? Está aí a ovelha Dolly, vivinha! Tem a ovelha Dolly espírito ou alma separados do corpo? Se sim, os animais também vão para o purgatório? O porco tem alma? Vai também para o purgatório ou para o Céu ou reencarna? A Bíblia nos assegura que o mesmo fim dos homens é também dos animais, se não veja Eclesiastes 3:19: “Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego...”.

Cremos que os defensores do dualismo ou da reencarnação crêem assim também, se não, como explicar a clonagem da ovelha Dolly? Como explicar a vida clonada da ovelhinha Dolly? Clonaram a alma ou o espírito ou clonaram só o corpo, matéria, sem o espírito, sem a alma? Mas não é a alma a vida, como querem o imortalistas ou os reencarcionistas?

Domingo último assistindo o Fantástico, pude ouvir os vários líderes religiosos e nenhum soube explicar como será clonada a alma. Foram todos unânimes em dizer que é impossível, querendo dizer com isto que o clone humano concebido “in vitro” constituir-se-á somente de matéria (parte mortal). Ora, mas que absurdo! Se a ciência conseguiu realizar a clonagem de um animal já está mais do que provado que a “vida” não está na alma ou espírito, separado do corpo e sim num único e indivisível ser, chamado biblicamente “alma vivente”.

Esquecem-se, porém, ou ignoram propositadamente os grandes líderes espirituais, que a Bíblia ao referir-se à “alma vivente” utilizou-se do vocábulo hebraico “nephesh” e grego “psyché” que podem ser traduzidos, e.g., em Levíticos 17:11 e 14 e Atos 20:10 como “vida”, “pessoa”, ou seja, um ser pensante, com capacidade intelectiva. Outro vocábulo que gera confusão é “espírito”.

De igual modo o vocábulo em hebraico “neshamah” ou “ruach” e em grego “pneuma” tem também várias conotações, tais como: Faculdades morais, sabedoria, discernimento, ânimo, energia, fôlego, respiração, sopro, etc.. Em Gênesis 2:7, por exemplo, temos: “Formou pois o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego (nephesh) da vida, e o homem tornou-se alma (psyché) vivente”.

Deus soprou nas narinas do homem o “pneuma”, “fôlego de vida”, e o homem tornou-se “alma vivente”, palavra da qual, aliás, derivou a expressão pneumático, ou seja, câmara de ar. A mesma expressão que deriva do termo grego “pneuma” que traduzido quer dizer sopro, ar, vento, etc., encontra-se no livro de II Tessalonicenses 1:8 que diz: “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo sopro (pneuma) de Sua boca, e aniquilará pelo esplendor de sua vinda. Outra passagem em apocalipse: “Quando Deus vier, ressucitará os mortos com o sopro (ruach em hebraico, pneuma em grego) da sua trombeta e os mortos em Cristo ressucitarão primeiro”.

Este termo é utilizado pela Bíblia ao referir-se aos mortos. Jesus disse: Lázaro não morreu, mas dorme, vou despertá-lo. Confira amigo em São João 11:11 e no mesmo sentido em Lucas 8:52, por ocasião da ressurreição da Filha do Centurião Jairo. Jesus estava dizendo: com o sopro (Huach) da boca de Deus, vou despertá-lo, devolver-lhe a vida. Amigos não existe vida separada do corpo.

Ao morrermos a vida que há em nós volta para Deus que o dêu, (confira Eclesiastes 12:7). Assim, comparativamente, como a energia volta à fonte quando desligamos a luz. Onde está a energia? Na fonte, oras bolas! Quem é a fonte da energia que gera a Luz? É a Usina. Onde está a vida? Na fonte. Quem é a fonte? É Deus, amigos. Não comparti-lhe da santa ignorância dos maiores líderes religiosos deste planeta, por favor! Onde está a verdade presente? Na Bíblia, amigo. A palavra de Deus é útil para todo ensino, leia II Tim. 3:16. Cuidado, muitos têm usado o nome de Deus e a sua palavra para disseminar o engano, erros e falácias espirituais em nome de uma autoridade humana, mas não divina.

O autor da teoria do dualismo humano foi Platão o filosofo Grego. Dizia que o homem é formado por “alma” (imortal) e “corpo” (mortal), separados. Aliás, a Grécia foi o berço dos mitos, das lendas, das fábulas, dos misticismos, das crendices e teorias opostas a tudo que se chama Deus.

IMPORTANTE: Conquanto haja nas escrituras estas variadas formas em que “alma” e “espírito” são empregados, não há em nenhuma delas qualquer indício que signifiquem uma “entidade abstrata que sobrevive à matéria”. Não há na Bíblia nenhum texto que autorize a doutrina de uma alma ou um espírito imortais. Só Deus é imortal, veja I Timóteo 1:17: “Ora, ao Rei eterno, imortal,... 6:16: Aquele que tem, ele só, a imortalidade,... A desgraça do homem é não querer aceitar os ensinos divinos, não é mesmo? Leia II João 1:9.

Irineo Koch - irineokoch@yahoo.com.br


ACESSE ABAIXO OUTROS ESTUDOS DE TEMAS ATUAIS

A Volta de Jesus
Adolescentes
AIDS / Câncer
Anjos - Existem? Qual sua função?
Alma e Espírito - Qual a diferença?
Arca de Noé - Verdade ou ficção?
Casamento - Como manter?
Casamento - As dez áreas críticas do casamento.
Clone de seres humanos - Sob o ponto de vista Bíblico.
Dança - Devem os Cristãos dançar?
Deus - Evidências da existência de Deus.
Dinossauros - Criação de Deus ou do Diabo?
Disney - Desenhos da Disney estimulam sexo e violência?
Divórcio - Como ficam os filhos?
Divórcio - Jesus e o divórcio?
Dízimo - Origem e propósito?
Evolucionismo - Darwin e a farsa.
Fé e Obras - A fé anula a Lei?
Halloween - Dia das bruxas.
Harry Potter - Magias e Satanismo.
Homossexualismo - À Luz de Rm 1:26-27
Imagens e Gravuras - É certo a utilização de gravuras Bíblicas?
Inferno - Existe um inferno de fogo?
Jogo de cartas - Jogo diabólico?
Jóias - O que a Bíblia diz sobre o uso?
Parábola do Rico e Lázaro
Páscoa - Qual o verdadeiro significado?
Perdão Divino
Porque tantas denominações?
Pornografia na internet - Qual o perigo para os cristãos?
Sábado - Porque Jesus curava nos Sábados?
Sexo - A Bíblia condena o sexo oral e anal?
Suicídio - Quem comete está condenado?
Tatuagens e piercing
Trindade - Entendendo a Divindade
Vinho - Que tipo de vinho Jesus usou na Santa Ceia?


Programas Evangelicos
Mensagens Evangelicas