Estudo Bíblico - Descobrindo a Bíblia

Neste Estudos Bíblico com 26 lições totalmente ilustradas, você surpreenderá com as verdades tão claras que a Bíblia nos revela.

No final de cada lição você terá os link's para outras lições deste Estudo Bíblico ou CLIQUE AQUI para ir para a página Inicial deste Estudo.



MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO CAPÍTULO

Capítulo 08 - Jesus Virá Buscar Você.
Jesus Virá Buscar sua Igreja, os Salvos, Santos, Justos, seu Povo.

Depois de anos de maus tratos, Armado Valladares tornou-se apenas uma sombra desfigurada do homem que já tinha sido um dia. Ele estava cumprindo uma pena de 30 anos em uma das prisões do Comandante Castro por ter orado na igreja no dia de Natal. Os guardas da prisão maltrataram, torturaram e humilharam aquele homem, mas ele se recusou a negar a sua fé.

Algo fez com que ele continuasse firme: uma promessa feita a uma jovem de nome Marta. Eles haviam se encontrado e se apaixonado enquanto ele estava na prisão. Ela ficou profundamente atraída à fé que ele demonstrava. Pouco tempo depois do casal se unir pela cerimônia civil num dos pátios da prisão, Marta foi forçada a imigrar para Miami, nos Estados Unidos.

Essa separação foi muito dolorosa para ambos. Mas Armando cuidou de enviar secretamente uma promessa para sua amada. Num pequeno pedaço de papel de rascunho, ele escreveu sua promessa: "Eu vou até você. As baionetas no horizonte atrás de mim não serão mais importantes que isso".

Esse prisioneiro decidiu que de alguma maneira, ele e Marta fariam seus votos numa igreja, diante de Deus. Algum dia sua união seria completa. "Você está sempre comigo", ele lhe disse.

A promessa de Armando fez com que ele continuasse firme durante todos os anos de maus tratos que teriam destruído o espírito de maioria dos homens. E também serviu para animar Marta. Ela trabalhou ininterruptamente para levar a opinião pública a conhecer a terrível situação de seu marido. Ela nunca desistiu de esperar.

1. A PROMESSA

De vez em quando, somos tentados a nos perguntar se será realmente possível que Cristo descerá do céu azul acima de nós para nos reunir. Estamos separados a tanto tempo. Tal final feliz para a longa e trágica história da terra pode parecer boa demais para ser verdade. Contudo, há uma coisa que pode manter a esperança viva em nosso coração. O segredo é a promessa feita por Jesus de que voltaria. Pouco antes de deixar Seus discípulos e subir ao céu, Jesus fez essa promessa:

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for, e vos preparar lugar, VOLTAREI e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver". João 14:1-3 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Antes de Jesus subir aos céus, Ele assegurou a Seus discípulos: "VOLTAREI!" Ele prometeu voltar e levar todos os que confiam nEle para um lugar especial que tem preparado para nós. As Escrituras falam da Sua segunda vinda aproximadamente 2.500 vezes. O fato de que Jesus está voltando ao mundo uma segunda vez é tão certo quanto foi real a Sua vida nessa terra há cerca de dois mil anos atrás.

Muito tempo antes de Jesus aparecer, Deus prometeu que um Messias viria, e Ele seria um Libertador que levaria sobre Si nossas iniqüidades e proveria perdão para o pecado humano. Essa promessa parecia muito boa para ser verdade para muitas pessoas que viviam no mundo antigo e enfrentavam as durezas da vida. No entanto, Jesus veio e morreu numa cruz. A promessa se tornou realidade mais gloriosamente do que as pessoas imaginavam que fosse possível. Sua promessa de voltar também se tornará realidade. Podemos confiar na promessa de Jesus baseada em Seu amor por nós, de que vai voltar e reunir aqueles por quem teve que pagar um preço infinito.

Durante seu aprisionamento, Armando continuou a "contrabandear" poemas, mensagens e desenhos para Marta. Por sua vez, ela procurou publicar alguns desses escritos. Sua eloqüência atraiu a atenção do mundo. Os governos começaram a pressionar Castro para que libertasse os prisioneiros presos por motivos de consciência. O presidente francês interviu e, finalmente, em outubro de 1982, Armando foi colocado num avião que seguiu para Paris. Ele não ousava crer que finalmente estava livre - nem mesmo quando o avião tocou o solo francês. Mas então, depois de duas décadas de sofrimento, anseios e espera, Armando correu para os braços de Marta.

Alguns meses mais tarde, um casal muito feliz se apresentava numa igreja em Miami e repetiam seus votos. Finalmente sua união estava completa. A promessa foi cumprida: "Eu vou até você".

Dá para imaginar que reunião maravilhosa será aquela quando finalmente formos capazes de ver a Cristo face a face? Sua aparência gloriosa irá ofuscar todos os nossos sofrimentos e frustrações, e irá exterminar toda a dor que temos guardado no fundo de nosso coração. A volta de Jesus irá cumprir nossos anseios mais profundos e nossas mais entusiásticas expectativas. Entraremos numa eternidade de união íntima e pessoal com a personalidade mais maravilhosa que existe no Universo.

Jesus em breve virá! Está você ansiando esse dia?

2. COMO SERÁ A VINDA DE JESUS?

(1) JESUS VIRÁ SECRETAMENTE?
"Vejam que eu [Jesus] os avisei antecipadamente. Assim, se alguém lhes disser: 'Ele está lá, no deserto', não saiam; ou 'Ali está ele, dentro da casa!', não acreditem. PORQUE ASSIM COMO O RELÂMPAGO sai do Oriente e SE MOSTRA no Ocidente, ASSIM SERÁ A VINDA DO FILHO DO HOMEM". Mateus 24:25-27

Um relâmpago riscando o céu é visível a grandes distâncias. Da mesma maneira, a volta de Jesus não será algum evento secreto ou subjetivo.

(2) JESUS VOLTARÁ REALMENTE COMO UMA PESSOA?
"E eles [os seguidores de Jesus] ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele [Jesus] subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 'Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? ESSE MESMO JESUS, que dentre vocês foi ELEVADO PARA O CÉU, VOLTARÁ DA MESMA FORMA como o viram subir". Atos 1:10, 11

No dia em que deixou nosso mundo, os anjos asseguraram a Seus discípulos que o "mesmo Jesus" levado ao céu - não outra pessoa - voltaria da mesma forma, mas agora como Rei dos Reis. O mesmo Jesus que curou os doentes e abriu os olhos dos cegos. O mesmo Jesus que falou gentilmente à mulher em adultério. O mesmo Jesus que enxugou as lágrimas dos que choravam os seus mortos, e que recebeu as crianças em Seu colo. O mesmo Jesus que morreu na cruz do Calvário, descansou no túmulo, e ressuscitou dos mortos do terceiro dia.

(3) SERÁ QUE JESUS VIRÁ DE UMA FORMA QUE POSSAMOS VÊ-LO?
"Eis que ele vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VERÁ". Apocalipse 1:7 (primeira parte)

Todos os que estiverem vivos quando Jesus voltar, tantos os justos quanto os ímpios, serão testemunhas de Seu retorno.

Quantos, de acordo com o próprio Jesus, verão a Sua vinda?

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e TODAS AS NAÇÕES DA TERRA se lamentarão e VERÃO o Filho do Homem vindo nas nuvens de céu com poder e grande glória". Mateus 24:30

Todos os vivos de nosso planeta verão a volta de Jesus.

(4) QUEM ACOMPANHARÁ JESUS QUANDO ELE VIER?
"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial". Mateus 25:31

Imagine como será ver a Jesus voltando com todo o Seu esplendor, e rodeado por "todos os anjos".

(5) PODEMOS PREDIZER O TEMPO EXATO DA VOLTA DE JESUS?
"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai... Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam". Mateus 24:36-44

Todos assistirão a chegada gloriosa de Jesus, mas muitos não estarão preparados para ela. Está você, pessoalmente, preparado para a volta de Jesus?

3. O QUE JESUS FARÁ QUANDO VIER OUTRA VEZ?

(1) JESUS AJUNTARÁ TODOS OS SALVOS (os eleitos)
"E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus". Mateus 24:31

Se você tiver permitido que Jesus prepare seu coração e sua vida, você o encontrará com alegria, pois estará encontrando Seu Salvador.

(2) JESUS RESSUSCITARÁ OS JUSTOS QUE MORRERAM
"Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO". I Tessalonicenses 4:16

Jesus desce dos céus com um grito. Sua poderosa voz é ouvida por todo o mundo. Ela abre as sepulturas em cada cemitério e ressuscita milhões de pessoas que aceitaram a Jesus durante as eras. Que dia sensacional será esse!

(3) JESUS TRANSFORMARÁ TODOS OS JUSTOS NA SUA VIDA - não apenas os justos mortos, mas também os que estiverem vivos.
"Depois nós, os que estivermos vivos SEREMOS ARREBATADOS COM ELES nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares". Verso 17

Para nos preparar para a eternidade, Cristo transforma nossos corpos mortais que são sujeitos à morte em corpos imortais gloriosos.

"Eis que lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos, AO SOM DA ÚLTIMA TROMBETA. Pois a trombeta soará, OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS e NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é imortal, se revista de imortalidade". I Coríntios 15:51-53

Quando Jesus vier, "todos seremos transformados". Pense nisso: não haverá mais artrite, paralisia, ou câncer. Os hospitais serão fechados, e as casas funerárias desaparecerão. Cristo voltou!

(4) JESUS LEVARÁ OS JUSTOS PARA VIVER NO CÉU
O próprio Jesus fez esta promessa: "Virei outra vez e os levarei" para a casa do Meu Pai (ver João 14:1-3). Pedro fala da herança dos redimidos que está "guardada nos céus para vocês" (I Pedro 1:4). Podemos olhar para o futuro e imaginar as maravilhas da cidade de Deus, a Nova Jerusalém, e finalmente ver nosso Pai celestial.

(5) JESUS ELIMINARÁ O MAL E O SOFRIMENTO PARA SEMPRE
Os ímpios - aqueles que rejeitarem persistentemente a misericórdia oferecida por Jesus - estão na verdade se condenando. Ao olharem o rosto de Jesus vindo na direção deles, das nuvens, uma súbita percepção do seu pecado será muito dolorosa de se agüentar; eles clamarão para as montanhas e as rochas: "Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!" (Apocalipse 6:16). Eles preferem a morte a terem que encarar a glória maravilhosa de Jesus.

Eles sabem que a voz que agora irrompe pelo céu, já implorou suavemente a eles que aceitassem a graça divina. Aqueles que se perdem nessa louca corrida em busca de dinheiro, prazer ou status, perceberão ali que negligenciaram a única coisa que realmente valia na vida.

Essa é uma revelação esmagadora. Afinal, nenhum deles precisava ter se perdido. O próprio Deus não tem "prazer na morte dos ímpios" (Ezequiel 33:11). Ele não quer "que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (II Pedro 3:9). Jesus implora: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso". (Mateus 11:28). Mas, por incrível que pareça, alguns ainda evitam Seu convite maravilhoso.

4. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A VOLTA DE JESUS?

Foi exigido de Jesus um grande preço para que pudesse nos garantir um futuro glorioso com Ele. Foi exigido dEle a Sua vida!

"CRISTO FOI OFERECIDO EM SACRIFÍCIO UMA ÚNICA VEZ, para tirar os pecados de muitos; e APARECERÁ SEGUNDA VEZ, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que O aguardam". Hebreus 9:28

O Salvador que morreu na cruz para nos purificar do pecado "aparecerá uma segunda vez" e trará "salvação aos que O aguardam". Cristo Se sacrificou a fim de oferecer salvação a cada um de nós. Mas, se não houvesse a Segunda Vinda, a cruz teria falhado. Cristo deseja nos dar um lar eternamente seguro com Ele. Para que isso aconteça, devemos permitir que Ele governe nosso coração como Salvador e Senhor agora mesmo.

Na manhã do dia 16 de agosto de 1945, no Norte da China, um menino passou correndo por um pátio de um campo de prisioneiros, gritando que tinha visto um avião no céu. Todos os prisioneiros que ainda tinha forças correram para fora e olharam para cima. Esses homens e mulheres tinham sofrido durante anos com o isolamento, a privação e a ansiedade, aprisionados pelos japoneses como cidadãos de nações inimigas. Para muitos, apenas uma coisa os mantivera espiritualmente vivos: a esperança de que algum dia a guerra terminaria.

Algo parecido com um choque elétrico passou por aquele grupo de 1.500 sobreviventes ao perceberem que esse avião poderia estar vindo para LHES BUSCAR. À medida que o barulho da aeronave ia se tornando mais alto, alguém gritou: "Vejam, há uma BANDEIRA AMERICANA pintada na lateral do avião!". Então, num ânimo indescritível, várias vozes gritaram: "Vejam, eles estão acenando para nós! Eles sabem quem somos. Estão vindo para nos buscar".

Nesse momento, o entusiasmo era maior do que esses maltrapilhos, fracos e saudosos sobreviventes podiam suportar. Um pandemônio instalou-se. As pessoas começaram a correr em círculos, gritar o mais alto que podiam, agitando os braços e chorando.

Repentinamente, a multidão parou e olhou em silêncio. A parte de baixo da aeronave subitamente se abriu e os homens começaram a se jogar de os pára-quedas. As pessoas que vinham para resgatá-los, não viriam simplesmente em algum dia no futuro; eles estavam vindo naquele momento, para estar no meio deles IMEDIATAMENTE!

A multidão se dirigiu para o portão daquela prisão. Ninguém parou para pensar nas armas apontadas para eles pelos vigias das torres. Depois de anos de frustração e solidão, nada mais importava. Eles arrebentaram o portão e correram para onde os pára-quedistas tinham pousado.

Logo, aquela multidão de gente se virou e voltou para a prisão - com os soldados nos ombros. O comandante da prisão se entregou sem lutar. A guerra estava realmente acabada. A liberdade tinha chegado. O mundo estava renovado!

Logo, NOSSO Deus, NOSSO Salvador, descerá nas nuvens dos céus para nos resgatar. A longa história de horror da crueldade humana para com seus irmãos chegará ao fim. Haverá júbilo naquele dia, gritos de alegria ao finalmente entendermos: "Ele está se aproximando; já posso ver os anjos tocando suas trombetas". O som vai ficando mais e mais alto; a nuvem vai ficando mais brilhante, até quase não conseguirmos mais suportar. Mas, não conseguiremos parar de olhar até percebermos: "Ele está me vendo. Ele sabe quem eu sou". E então, saberemos com grande alegria: "Esse é o meu Deus. Ele está vindo me buscar, não algum dia, mas hoje, agora mesmo!".

Está você pronto para receber o Rei em toda Sua glória? Se não, por favor, convide Jesus a entrar pessoalmente em sua vida e tomar conta dela. Assim como a volta de Jesus a esse mundo irá solucionar os problemas que existem nele, a entrada de Jesus em seu coração ajudará você a lidar com seus problemas diários no presente. O maior Solucionador de Problemas pode libertar você da culpa e do peso do pecado, e lhe dar a vida eterna.

A entrada de Jesus em Sua vida pode mudá-la drasticamente, assim como a volta de Jesus transformará perpetuamente nosso mundo. Você pode depender de Jesus. Ele vai preparar você para Sua volta e lhe dará a maravilhosa certeza de que há uma vida de felicidade eterna esperando por você.

17513-Copyright © 2004 The Voice of Prophecy Radio Broadcast
Los Angeles, California, U.S.A.

ABAIXO O ÍNDICE COM AS OUTRAS LIÇÕES DESTE ESTUDO BÍBLICO

Capítulo 01 Podemos Crer em Deus?
Capítulo 02 Podemos Crer na Bíblia?
Capítulo 03 Minha Vida tem alguma importância para Deus?
Capítulo 04 Um plano para sua vida
Capítulo 05 A ponte para uma vida satisfatória
Capítulo 06 Uma segunda chance na vida
Capítulo 07 Descobrindo seu futuro
Capítulo 08 Jesus Virá Buscar Você
Capítulo 09 O Lar no Céu
Capítulo 10 Quando Virá Jesus?
Capítulo 11 Verdadeiro poder na vida
Capítulo 12 Um Salvador Sempre Presente
Capítulo 13 O Perdão de Deus
Capítulo 14 O Segredo da Oração Respondida
Capítulo 15

O Segredo da Felicidade

Capítulo 16 O Verdadeiro Descanso
Capítulo 17 Testemunhar para Crescer
Capítulo 18 Um Estilo de Vida Saudável
Capítulo 19 Iniciando uma Vida Cristã
Capítulo 20 A Igreja de Cristo
Capítulo 21 Será que a maioria pode estar errada?
Capítulo 22 Deus é Justo?
Capítulo 23 O que é e onde é o inferno?
Capítulo 24 O que acontece quando uma pessoa morre?
Capítulo 25 Como Encontrar a Igreja Verdadeira?
Capítulo 26 A Mensagem de Deus para nossos dias


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas