Estudo Bíblico - Descobrindo a Bíblia

Neste Estudos Bíblico com 26 lições totalmente ilustradas, você surpreenderá com as verdades tão claras que a Bíblia nos revela.

No final de cada lição você terá os link's para outras lições deste Estudo Bíblico ou CLIQUE AQUI para ir para a página Inicial deste Estudo.



MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO CAPÍTULO

Capítulo 11 - Verdadeiro poder na vida.

Em 1929, Frank Morris embarcou num navio com destino à Suíça. Ele tinha esperado ansiosamente por essa viagem já há algum tempo. Todavia, aquela se transformou numa experiência humilhante. Uma senhora que era responsável por cuidar dele trancava Frank em sua cabine a cada noite. Depois de um rápido desjejum, Frank podia se exercitar um pouco, mas se sentia um tolo por ser conduzido pelo convés do navio como um animal numa coleira. Então, a senhora colocava Frank numa cadeira de sol. Sempre que ele encontrava algum passageiro amistoso, que o convidava para um passeio pelo convés, a senhora objetava, dizendo que tinha que ficar sempre de olho nele.

Frank era um adulto, com curiosidades e desejos normais para um adulto. Mas ele também era cego. A senhora que cuidava dele acreditava que ele não conseguiria tomar conta de si mesmo. Frank era tratado como se fosse um pacote que tinha que ser carregado de um lado para o outro.

No entanto, ao chegar na Suíça, a vida de Frank mudou drasticamente. Enquanto estava ali, ele aprendeu sobre cachorros que eram treinados para guiar cegos. Quando voltou aos Estados Unidos, ele trouxe consigo um pastor alemão chamado Buddy. Depois de algum tempo, Frank fundou uma organização mundial chamada Seeing Eye ("Olho que Vê").

Agora, com Buddy ao seu lado, Frank podia ir a qualquer lugar, em qualquer hora, com qualquer pessoa. Ele finalmente se sentiu livre. Durante uma demonstração para um grupo de repórteres, numa movimentada rua da cidade de Nova Iorque, Buddy guiou seu amigo de maneira muito sábia para cruzar a rua de um lado para o outro, enquanto os carros passavam apressados por eles. Por confiar em Buddy, Frank facilitou muito essa travessia. Os repórteres que tinham visão tiveram uma dificuldade muito maior; um chegou inclusive a pegar um táxi para fazer essa travessia.

Nessa lição, iremos aprender sobre o Espírito Santo, um Guia que deseja que coloquemos nossa vida em Suas mãos. Todos nós somos portadores de necessidades por causa de nossa natureza humana. Somos cegos para o que é realmente importante. A vida passa por nós de maneira tão veloz que freqüentemente nos encontramos apenas sendo levados, ao invés de ativamente irmos para algum lugar. Ainda assim, hesitamos em confiar nossa vida completamente a esse Guia. A descoberta que nos espera nessa lição é: encontraremos verdadeira liberdade e poder caso dependamos inteiramente do Espírito Santo para nos guiar pela vida.

1. O REPRESENTANTE DE CRISTO NO MUNDO

Quando Cristo estava perto de ascender ao céu, Ele prometeu aos Seus discípulos um dom inestimável:
"Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que Eu vou. Se Eu não for, O CONSELHEIRO não virá para vocês; mas se Eu for, Eu O enviarei... Mas, quando o ESPÍRITO DA VERDADE vier, ELE OS GUIARÁ a toda a verdade... ELE ME GLORIFICARÁ, porque receberá do que é Meu e o tornará conhecido a vocês". João 16:7, 13, 14. (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

No plano divino, Jesus precisava voltar para o céu como nosso representante diante de Deus, e "se apresentar diante de Deus em nosso favor" (Hebreus 9:24). Enquanto nosso crucificado Senhor nos representa no céu, nós também temos o Espírito Santo como nosso CONSELHEIRO e GUIA aqui na terra. Ele é o representante direto de Jesus.

Enquanto estava aqui, a atuação de Jesus era confinada ao corpo humano, e Ele não conseguia estar presente em todos os lugares. O Espírito Santo não tem tais limitações; Ele pode servir como um Conselheiro e Guia pessoal para incontáveis pessoas, em muitos lugares ao mesmo tempo. Cristo supre nossas necessidades através do Espírito Santo.

2. QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

A maioria de nós consegue se relacionar com Deus o Pai se o imaginamos como o pai mais cuidadoso e bondoso que já conhecemos. E podemos imaginar Jesus, o Filho, porque Ele viveu entre nós como uma pessoa. Mas quanto ao Espírito Santo, temos dificuldades de imaginá-lo e nos relacionarmos com ele. Não temos nenhuma comparação humana para facilitar. A Bíblia, contudo, nos dá informações específicas sobre o Espírito Santo:

Uma Pessoa. Jesus se referiu ao Espírito Santo como uma pessoa, um membro da Trindade, juntamente com Deus o Pai e Deus o Filho:

"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Mateus 28:19

O Espírito tem características pessoais: uma mente (Romanos 8:27); sabedoria (I Coríntios 2:10); sentimentos de amor para conosco (Romanos 15:30); sentimentos de aflição quando pecamos (Efésios 4:30); a habilidade de nos ensinar (Neemias 9:20); e poder para nos guiar.

Envolvimento na Criação. O Espírito Santo participou na formação de nosso mundo com o Pai e o Filho.

"No princípio criou Deus os céus e a terra... e o ESPÍRITO DE DEUS pairava sobre as águas". Gênesis 1:1, 2. Edição Revista Almeida e Atualizada, 2a edição.

3. AS ATIVIDADES DO ESPÍRITO SANTO

(1) TRANSFORMA O CORAÇÃO HUMANO. Em Seu encontro com Nicodemos, Jesus enfatizou o papel do Espírito Santo em transformar o coração humano:
"Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito". João 3:5

"Nascer do Espírito" significa que o Espírito nos dá a chance de recomeçar. É mais do que uma mudança de comportamento. O Espírito nos transforma de dentro para fora, cumprindo a promessa: "Darei a vocês um coração novo" (Ezequiel 36:26).

(2) NOS ALERTA SOBRE O FAZER O MAL E NOS DÁ UM DESEJO DE SANTIDADE:
"Quando Ele [o Espírito Santo] vier, CONVENCERÁ o mundo do PECADO, DA JUSTIÇA e do juízo". João 16:8

Quando você ouve a história da transformação de uma pessoa que deixa um estilo de vida imoral e se volta para Deus, tornando-se assim um cônjuge fiel e um pai provedor, lembre-se de que cada passo dado na direção dessa completa transformação veio como resultado da motivação do Espírito Santo.

(3) NOS GUIA EM NOSSA VIDA CRISTÃ. Cristo fala diretamente a nós através da suave voz do Espírito.
"Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: 'Este é o caminho, siga-o'". Isaías 30:21

Através da transmissão por satélite, nossas TVs regularmente trazem imagens e rostos provenientes de um país estrangeiro até o centro de nossa própria sala de estar. O Espírito Santo age como um pequeno satélite de Deus, trazendo a presença de Cristo do céu à terra, aproximando-O de nós quando mais precisamos dEle. (João 14:15-20).

(4) AJUDA NOSSA VIDA DE ORAÇÃO.
"Não sabemos como orar, MAS O PRÓPRIO ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS com gemidos inexprimíveis". Romanos 8:26, 27

Quando estamos lutando para encontrar as palavras certas, o Espírito está orando em nosso favor. Quando ficamos tão desencorajados que conseguimos apenas murmurar a Deus algumas palavras, o Espírito amplifica nosso débil clamor por ajuda e o transforma numa poderosa oração a ser apresentada diante do trono de Deus, onde Jesus agora ministra.

(5) DESENVOLVE QUALIDADES E CARÁTER CRISTÃOS. O Espírito transforma indivíduos espiritualmente estéreis em pessoas tão férteis como árvores que produzem todos os tipos de frutos:
"MAS O FRUTO DO ESPÍRITO é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio". Gálatas 5:22, 23

Ter o fruto do Espírito demonstra que estamos ligados à videira verdadeira, Jesus (João 15:5). Jesus, na verdade, pode viver Sua vida abundante através de nós pelo poder do Espírito.

(6) NOS PREPARA PARA TESTEMUNHAR. Jesus promete:
"MAS RECERÃO PODER quando o ESPÍRITO SANTO descer sobre vocês, e serão MINHAS TESTEMUNHAS... até os confins da terra". Atos 1:8

Todos os que desejam podem se tornar testemunhas pelo Espírito. Talvez não tenhamos todas as respostas, mas o Espírito pode nos dar uma história para contar que toque corações e mentes. Os apóstolos tinham dificuldades de se comunicar antes do Pentecostes, mas depois que o Espírito desceu, eles proclamaram a Cristo com tanto poder que "transtornaram o mundo" (Atos 17:6, Almeida Revista e Atualizada, 2a edição).

4. OS DONS DO ESPÍRITO

As Escrituras fazem distinção entre o dom da presença do Espírito Santo, dado por Deus a todos os crentes para que tenham uma vida cristã vitoriosa, e os vários dons do Espírito distribuídos entre os crentes para que exerçam um ministério eficiente de diferentes maneiras.

"'Quando Ele [Cristo] subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e DEU DONS aos homens'... E Ele designou alguns para APÓSTOLOS, outros para PROFETAS, outros para EVANGELISTAS, e outros para PASTORES e MESTRES, com o fim de preparar os SANTOS para a obra do ministério". Efésios 4:8, 11, 12.

Os cristãos não recebem a totalidade dos dons; alguns recebem mais que outros; o Espírito os "distribui individualmente, a cada um, como quer". (I Coríntios 12:11).

O Espírito capacita cada crente para desempenhar de maneira especial sua função no plano de Deus. Deus sabe quando e onde dar os dons para que Seu povo e Sua igreja sejam mais bem abençoados.

Outra lista de dons espirituais encontradas em 1 Coríntios 12:8-10 inclui sabedoria, conhecimento, fé, cura, profecia, falar em línguas diferentes, e a interpretação das línguas (versos 8-10).

Paulo nos aconselha a buscar "com dedicação os melhores dons", e então acrescenta: "Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente". (I Coríntios 12:31). O capítulo do amor (I Coríntios 13) que se segue a esse verso enfatiza que o "caminho mais excelente" é o caminho do amor. E o amor é fruto do Espírito (Gálatas 5:22).

Nossa preocupação deveria ser buscar o fruto do Espírito e então deixar que o Espírito distribua Seus dons entre nós como quiser (I Coríntios 12:11).

5. A ABUNDÂNCIA DO ESPÍRITO NO PENTECOSTES

No dia de Pentecostes, o Espírito foi derramado de maneira ilimitada, cumprindo a promessa de Jesus:

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas… até os confins da terra". Atos 1:8

Naquele dia, o Espírito capacitou os apóstolos a comunicarem o evangelho de maneira clara no idioma das pessoas vindas "de todas as nações do mundo" (Atos 2:3-6).

Alguns estudiosos da Bíblia comparam a vinda do Espírito à temporada das chuvas do princípio do outono e no final da primavera na Palestina (Joel 2:23). O Espírito descendo no Pentecostes foi como a "chuva temporã" do outono, que fazia as sementes brotar e proveu nutrição vital para a igreja cristã em seus primórdios.

6. A CHUVA SERÔDIA DO ESPÍRITO

A profecia bíblica fala de um dia vindouro no qual o Espírito de Deus será derramado como abundantemente sobre a igreja, dando poder aos membros da igreja para testemunharem (Joel 2:28, 29). Séculos já se passaram e a história da salvação foi espalhada pela maior parte da terra. Agora é o tempo para a "chuva serôdia", para amadurecer o grão, deixando-o pronto para a colheita.

À medida que a história ruma para o seu clímax, precedendo a segunda vinda de Cristo, Deus preparará cada crente sincero para céu através de um grande derramamento do Seu Espírito. Está você experimentando atualmente a "chuva temporã" que está preparando a igreja para a "chuva serôdia" do Espírito? Está você vivendo uma vida cheia do Espírito? À medida que você for recebendo poder do Espírito, está você disposto a deixar Deus usar você para comunicar as novas do Seu incrível amor e do Seu breve retorno?

7. CONDIÇÕES PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO

No Pentecostes, o Espírito Santo impulsionou aqueles que ouviram o evangelho a clamarem: "Irmãos, que faremos?" (Atos 2:37).

"Pedro respondeu: 'ARREPENDAM-SE E cada um de vocês SEJA BATIZADO em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e RECEBERÃO O DOM DO ESPÍRITO SANTO". Atos 2:38

Arrepender-se - deixar o caminho de uma vida pecaminosa e se voltar para Cristo - é uma condição para receber o dom do Espírito. Para ter o derramamento do Espírito em nossa vida, precisamos primeiramente nos arrepender e comprometer nossas vidas com Cristo. Jesus também enfatizou que o desejo de seguí-lO e obedecê-lO era uma condição para o recebimento do dom do Espírito Santo (João 14:15-17).

8. UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO

Antes de deixar este mundo, Jesus deu as seguintes instruções a Seus seguidores:

"Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai... Pois João BATIZAVA COM ÁGUA, mas dentro de poucos dias vocês serão BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO". Atos 1:4, 5

Vez após outra as Escrituras indicam que o cristão deve ser "cheio do Espírito Santo" (Atos 2:4; 4:8; 4:31; 6:3; 7:55; 9:17; 13:9; 13:52; 19:6). O Espírito Santo dá realização e beleza à vida do cristão, pois viver uma vida cheia do Espírito atinge o ideal de Cristo para nós.

Ao descrever a vida cristã cheia do Espírito, Paulo fez a seguinte oração pelos crentes da igreja:

"Oro para que com as Suas gloriosas riquezas, ELE OS FORTALEÇA NO ÍNTIMO DO SEU SER COM PODER, POR MEIO DE SEU ESPÍRITO, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé... Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, DE ACORDO COM O SEU PODER QUE ATUA EM NÓS". Efésios 3:16, 17, 20.

Da mesma forma que Frank Morris, com seu cão guia Buddy, podemos, com a guia do Espírito Santo em nossa vida, fazer muito mais do que éramos capazes anteriormente. Com novos desejos e novas capacidades, somos capacitados a andar confiantemente para frente ao invés de apenas tentar lidar com os problemas da vida.

Essa experiência de ser cheio do Espírito é renovada a cada dia, através da oração e do estudo da Bíblia. A oração nos mantém em contato íntimo com Cristo, e estudar a Palavra de Deus nos mantém concentrados em Seus recursos. Isso quebra qualquer barreira entre nós e Cristo que possa evitar que Ele derrame sobre nós Seu incomparável dom do Espírito. É assim que crescemos e substituímos hábitos e atitudes maus por qualidades saudáveis.

Romanos 8 oferece uma descrição empolgante da vida cheia do Espírito. Leia esse capítulo quando você puder, e atente para a quantidade de vezes que Paulo aponta para o "Espírito" como a fonte do poder por trás da vida cristã.

Você já descobriu como é maravilhosa a vida cheia do Espírito? Está você consciente da presença do Espírito em sua vida? Está você experimentando Seu poder? Que você possa abrir sua vida ao maior poder do universo hoje mesmo.


17513-Copyright © 2004 The Voice of Prophecy Radio Broadcast
Los Angeles, California, U.S.A.

ABAIXO O ÍNDICE COM AS OUTRAS LIÇÕES DESTE ESTUDO BÍBLICO

Capítulo 01 Podemos Crer em Deus?
Capítulo 02 Podemos Crer na Bíblia?
Capítulo 03 Minha Vida tem alguma importância para Deus?
Capítulo 04 Um plano para sua vida
Capítulo 05 A ponte para uma vida satisfatória
Capítulo 06 Uma segunda chance na vida
Capítulo 07 Descobrindo seu futuro
Capítulo 08 Jesus Virá Buscar Você
Capítulo 09 O Lar no Céu
Capítulo 10 Quando Virá Jesus?
Capítulo 11 Verdadeiro poder na vida
Capítulo 12 Um Salvador Sempre Presente
Capítulo 13 O Perdão de Deus
Capítulo 14 O Segredo da Oração Respondida
Capítulo 15

O Segredo da Felicidade

Capítulo 16 O Verdadeiro Descanso
Capítulo 17 Testemunhar para Crescer
Capítulo 18 Um Estilo de Vida Saudável
Capítulo 19 Iniciando uma Vida Cristã
Capítulo 20 A Igreja de Cristo
Capítulo 21 Será que a maioria pode estar errada?
Capítulo 22 Deus é Justo?
Capítulo 23 O que é e onde é o inferno?
Capítulo 24 O que acontece quando uma pessoa morre?
Capítulo 25 Como Encontrar a Igreja Verdadeira?
Capítulo 26 A Mensagem de Deus para nossos dias


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas