Clique para abrir o Menu

Dicionário e Enciclopédia Bíblica



O mais completo Dicionário Bíblico em Lingua Portuguesa - Mais de 2.600 termos e Nomes Bíblicos.
Saiba os Significados de Nomes na Biblia.

Escolha Abaixo no MENU a letra corespondente da palavra que procura para abrir

CESAREIA
Gr. Kaisareia.


Uma cidade na costa da Palestina, cerca de 37 km a sul do Monte Carmelo, inicialmente chamada Torre de Estrato, ou Torre de Estratom. A cidade caiu nas mãos dos judeus quando o rei macabeu Alexandre Janeu (103-76/75 AC) a capturou. Em 63 AC, caiu perante Roma, quando Pompeu a conquistou. Em 30 AC, Octaviano (que passou a chamar-se Augusto) deu-a a Herodes, que gastou doze anos (22-10 AC) a reconstrui-la em grande escala. O novo porto artificial era do tamanho do porto de Atenas. Diz-se que o dique tinha 61 m de largura, assentando em 36,5 m de água. Alguns dos blocos de pedra usados tinham 15 m de comprimento e 5,5 m de largura. Herodes também construiu templos, um teatro e um anfiteatro. Um dos dois aquedutos que trazia a água de uma fonte situada a 19 km de distância era composto por um túnel com 9,5 km de comprimento e uma conduta de pedra apoiada em arcos, também com 9.5 km de comprimento. Herodes chamou Cesareia a esta nova cidade em homenagem a César Augusto e ao porto chamou Portus Augusti. A população era maioritariamente composta por sírios mas também viviam lá muitos judeus. Os judeus, no tempo de Nero, tentaram obter a cidadania romana mas sem sucesso. Havia uma constante inimizade entre os judeus e a população pagã, que culminou, em 66 DC, com o massacre da maior parte dos judeus por parte dos sírios. Isto deu início à guerra judaica. A cidade foi a capital da Palestina e residência do governador romano durante dois períodos: o primeiro, desde 6 DC, quando o etnarca Arquelau foi deposto, até 41 DC, quando a Judeia e Samaria foram dadas ao rei Agripa I; e o segundo, desde a morte de Agripa, que ocorreu em Cesareia (At 12:20-23) em 44 DC, até ao início da guerra judaica em 66 DC. Vespasiano transformou-a depois numa colónia e libertou-a do pagamento do tributo. O local está actualmente abandonado mas as ruínas dos seus edifícios antigos e cais ainda podem ser ali observadas. O seu nome agora é Qeisâriyeh.

A cidade de Cesareia é frequentemente mencionada no livro de Actos. Filipe viveu aí (At 8:40; At 21:8); também o centurião romano Cornélio, cuja conversão e baptismo marcaram o início da obra missionária entre os gentios (At 10:1-11:18). Outros cristãos também lá viveram; durante os tempos apostólicos, aparentemente existiu na cidade uma florescente comunidade cristã (At 21:16). O apóstolo Paulo passou várias vezes pela cidade, quer de partida - ao embarcar no seu porto para viagens ao estrangeiro (At 9:30), quer de chegada - ao voltar das suas viagens missionárias (At 18:22; At 21:8). Origenes de Alexandria (184-254 DC) fez de Cesareia a sua casa e o historiador Eusébio (260-340 DC) foi bispo de Cesareia.

Foram aí efectuadas escavações entre 1959 e 1963, levadas a cabo por uma expedição italiana, que descobriu o teatro e a primeira inscrição mencionando Pôncio Pilatos. Uma equipa israelita trabalhou várias vezes nas ruínas da cidade e no local onde se situa a Torre de Estrato. Desde 1971, uma expedição americana tem aí trabalhado sob a direcção de R. J. Bull. Esta expedição descobriu o primeiro Mitraeu na Palestina, um templo dedicado a Mitra, a divindade persa identificada com o sol; descobriu também uma série de armazéns abobadados junto ao mar, cada um com 27.5 metros de comprimento; e investigaram o extensivo sistema de esgotos que, de acordo com Josefo, era limpo diariamente pelas ondas do mar.






Biblia Falada em MP3