Dicionário e Enciclopédia Bíblica
O mais completo Dicionário Bíblico em Lingua Portuguesa - Mais de 2.600 termos e Nomes Bíblicos.Saiba os Significados de Nomes Bíblicos.


Abaixo clique na letra corespondente da palavra que procura para abrir o MENU


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - Z

ESCRIBAS


Ocupavam, antigamente, vários cargos importantes nos negócios públicos da nação. A palavra hebraica deste modo traduzida (sopher), é usada pela primeira vez para designar alguém que ocupava um qualquer posto militar (Jz 5:14; V.A., “o cajado do escriba”; V.R., “a vara do secretário”; marg. “a vara do escriba). Os escribas actuavam como secretários do Estado, cuja tarefa era preparar e emitir decretos em nome do rei (2Sm 8:17; 2Sm 20:25; 1Cr 18:16; 1Cr 24:6; 1Rs 4:3; 2Rs 12:9-11; 2Rs 18:18-37, etc). Eles exerciam várias outras tarefas importantes de domínio público, como homens de grande autoridade e influência nos negócios do Estado.

Havia também uma classe subordinada de escribas, a maior parte dos quais eram levitas. Eram empregues como escritores. Era o que acontecia, por exemplo, com Baruque que “escreveu da boca de Jeremias todas as palavras do Senhor” (Jr 36:4, 32).

Posteriormente, depois do cativeiro, quando a nação perdeu a sua independência, os escribas viraram a sua atenção para a lei, ganhando alguma distinção por causa do conhecimento íntimo adquirido sobre o seu conteúdo. Eles desenvolveram a ocupação de multiplicarem as cópias da lei e de a ensinarem a outros (Ed 7:6, Ed 10-12; Ne 8:1, 4, 9, 13). É evidente que, por altura do Novo Testamento, os escribas pertenciam à seita dos fariseus, que complementavam a lei com as suas tradições (Mt 23), tornando-a obscura e sem efeito. Os títulos “escribas” e “doutrotes da lei” são permutáveis no Evangelho (Mt 22:35; Mc 12:28; Lc 20:39, etc). Eles eram, no tempo de Cristo, professores do povo e entravam frequentemente em rota de colisão com Ele. Mais tarde, mostraram-se extremamente hostis para com os apóstolos (At 4:5; At 6:12).

Alguns dos escribas, contudo, eram homens com um espírito diferente, mostrando-se favoráveis para com o Evangelho e para com os seus pregadores. Gamaliel aconselhou o Sinédrio, quando os apóstolos foram, perante eles, acusados de “ensinarem nesse nome”, a “dar de mão a estes homens” e a deixá-los (At 5:34-39; comp. At 23:9).



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas