Dicionário e Enciclopédia Bíblica
O mais completo Dicionário Bíblico em Lingua Portuguesa - Mais de 2.600 termos e Nomes Bíblicos.Saiba os Significados de Nomes Bíblicos.


Abaixo clique na letra corespondente da palavra que procura para abrir o MENU


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - Z

LUCAS
O evangelista.


Um amigo e companheiro de Paulo durante o seu encarceramento em Roma. Lucas, o médico amado (Fm 1:24; Cl 4:14). Era gentio. Não são conhecidas nem a data, nem as circunstâncias da sua conversão. Segundo ele próprio diz, não “presenciou, nem foi ministro da palavra desde o início” (Lc 1:2). É provável que exercesse a profissão de médico em Troas e aí tenha sido convertido por Paulo, a quem se ligou. Acompanhou-o a Filipos mas não partilhou aí a prisão com Paulo, nem o acompanhou depois que libertaram o apóstolo e este iniciou mais uma viagem missionária (At 17:1). Na terceira visita que Paulo fez a Filipos (At 20:5, 6), voltamos a encontrar Lucas, que provavelmente passara todo esse tempo nessa cidade, um período de sete ou oito anos. A partir daí, Lucas tornou-se no companheiro permanente de Paulo durante a sua viagem a Jerusalém (At 20:6-21:18). Novamente desaparece durante o encarceramento de Paulo em Jerusalém e Cesareia e só reaparece quando Paulo vai para Roma (At 27:1), até onde o acompanha (At 28:2, 12-16) e onde permanece com ele até ao fim do seu primeiro encarceramento (Fm 1:24; Cl 4:14). A última notícia do “médico amado” está em 2Tm 4:11.

Existem muitas passagens nas epístolas de Paulo e nos escritos de Lucas que mostram a extensão e a exactidão dos seus conhecimentos médicos.



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas