Dicionário e Enciclopédia Bíblica
O mais completo Dicionário Bíblico em Lingua Portuguesa - Mais de 2.600 termos e Nomes Bíblicos.Saiba os Significados de Nomes Bíblicos.


Abaixo clique na letra corespondente da palavra que procura para abrir o MENU


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - Z

MARDOQUEU


Filho de Jair, da tribo de Benjamim. Diz-se que ele foi levado para o cativeiro juntamente com Jeconias e que, por isso, devia ter, pelo menos, 129 anos aquando do 12º ano de Assuero (Xerxes). Mas o livro de Ester não conduz necessariamente a esta conclusão. É provável que se esteja a falar de Cis (Et 2:6), de quem é dito “que fora transportado de Jerusalém com os cativos”.

Morava em Susã, a metrópole da Pérsia. Adoptou a sua prima Hadassa (Ester), uma criança órfã, que ele educou como sua própria filha. Quando ela foi levada para o harém do rei e foi feita rainha na sala da deposta rainha Vasti, ele foi promovido para o mesmo local na corte de Assuero e era um dos que se “assentava à porta do rei” (Et 2:21). Enquanto permaneceu neste local, descobriu uma conspiração dos eunucos para matarem o rei que, pela vigilância de Mardoqueu, não foi levada a cabo. Os seus préstimos foram registados nas crónicas reais.

Hamã, o agagita, fora elevado à posição mais elevada da corte. Mardoqueu recusou-se a inclinar-se perante ele; e Hamã, furioso com a conduta de Mardoqueu, resolveu matá-lo através da destruição total dos judeus que habitavam em todo o Império Persa (Et 3:8-15). As novas sobre este plano cruel logo chegaram aos ouvidos de Mardoqueu, que as comunicou à rainha Ester e, através da sua sábia e corajosa intervenção, o plano não foi levado adiante. Os judeus foram salvos da destruição, Mardoqueu foi promovido e Hamã foi executado na forca que ele já tinha mandado erigir para Mardoqueu (Et 6:2 - 7:10). Em memória da salvação que assim conseguiram, os judeus ainda hoje celebram a festa do Purim (Et 9:26-32).



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas