Dicionário e Enciclopédia Bíblica
O mais completo Dicionário Bíblico em Lingua Portuguesa - Mais de 2.600 termos e Nomes Bíblicos.Saiba os Significados de Nomes Bíblicos.


Abaixo clique na letra corespondente da palavra que procura para abrir o MENU


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - Z

MARIA, MÃE DE JESUS
Heb. Miriam.


Mulher de José e mãe de Jesus. É chamada a “virgem Maria”, embora tal denominação não se encontre nas Escrituras (Mt 2:11; At 1:14). Pouco se sabe da sua vida pessoal. A sua genealogia é dada em Lc 3. Era da tribo de Judá e da linhagem de David (Sl 132:11; Lc 1:32). Estava ligada, pelo casamento, a Isabel, que era da linhagem de Aarão (Lc 1:36).

Enquanto morava em Nazaré com os seus pais, antes de se tornar na mulher de José, o anjo Gabriel anunciou-lhe que ela seria a mãe do Messias prometido (Lc 1:35). Depois disso, foi visitar a sua prima Isabel, que vivia com o seu marido Zacarias (provavelmente em Jutá, Js 15:55; Js 21:16, perto de Maon), a uma distância considerável de Nazaré (a cerca de 161 Kms). Logo que entrou na casa, foi cumprimentada por Isabel, que lhe chamou a mãe do seu Salvador, após o que Maria entoou um cântico de acção de graças (Lc 1:46-56; comp. 1Sm 2:1-10). Três meses depois, Maria voltou para casa. José, de um modo sobrenatural, tomou conhecimento da sua condição, levando-a para sua casa. Pouco depois, o decreto de Augusto (Lc 2:1) obrigou a que eles fossem até Belém (Mq 5:2), situada a cerca de 130-140 Kms de Nazaré; enquanto lá estiveram, procuraram refúgio numa estalagem para estrangeiros (Lc 2:6, 7). Mas como a estalagem estava cheia, Maria teve que se retirar para junto do gado e aí ela deu à luz o seu filho, a quem chamou Jesus (Mt 1:21), porque Ele salvaria o povo dos seus pecados. Seguiu-se a apresentação no templo, a fuga para o Egipto e o regresso no ano seguinte, tendo-se eles instalado em Nazaré (Mt 2). Aí, durante trinta anos, Maria, a mulher de José, o carpinteiro, viveu, preenchendo a sua humilde esfera e ponderando sobre as coisas estranhas que lhe tinham acontecido. Durante estes anos, somente está registado um incidente da vida de Jesus - a sua ida a Jerusalém com doze anos de idade e o facto de ter sido encontrado entre os doutores do templo (Lc 2:41-52). É provável que, durante este período, José tenha morrido, pois não volta a ser mencionado.

Após o início do ministério público do Senhor, pouco se sabe de Maria. Esteve presente no casamento em Caná. Um ano e meio após este acontecimento, encontramo-la em Cafarnaum (Mt 12:46, 48, 49), onde Jesus pronunciou as palavras memoráveis: “Quem é a minha mãe? Quem são os meus irmãos? E apontando para os seus discípulos, disse: ‘Eis a minha mãe e os meus irmãos!’” Voltamos a encontrá-la junto à cruz com a sua irmã Maria, Maria Madalena, Salomé e outras mulheres (Jo 19:26). A partir desse momento, João leva-a para Sua casa. Ela fez parte do grupo que costumava juntar-se no cenáculo após a ascensão de Cristo (At 1:14). Depois, desaparece de cena. Desconhece-se quando e como morreu.



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas