Dicionário e Enciclopédia Bíblica
O mais completo Dicionário Bíblico em Lingua Portuguesa - Mais de 2.600 termos e Nomes Bíblicos.Saiba os Significados de Nomes Bíblicos.


Abaixo clique na letra corespondente da palavra que procura para abrir o MENU


A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - Z

MEFIBOSETE
Exterminador da vergonha; i.e., dos ídolos.


Filho de Jónatas e neto de Saúl (2Sm 4:4). Tinha cinco anos quando o seu pai e avô morreram no Monte Gilboa. A ama da criança, ao ouvir tal calamidade, fugiu com ele para Gibeá, a residência real e com a pressa, deixou cair o menino, tendo ele ficado aleijado dos pés, ficando incapaz de andar (2Sm 19:26). Foi levado para a terra de Gileade, onde encontrou refúgio na casa de Maquir, o filho de Amiel, em Lo-Debar, por quem foi educado.

Alguns anos depois, quando David, já tinha subjugado todos os adversários de Israel, começou a pensar na família de Jónatas e descobriu que Mefibosete vivia na casa de Maquir. Logo enviou os seus mensageiros e trouxe-o a ele e ao seu filho para Jerusalém, onde Mefibosete passou a morar (2Sm 9).

Quando David se encontrava fugido, de acordo com a história de Ziba (2Sm 16:1-4), Mefibosete mostrou-se infiel para com ele e foi, consequentemente, privado de metade dos seus bens; mas, de acordo com a sua história, contudo (2Sm 19:24-30), ele manteve-se fiel ao seu amigo. Após este incidente, ele só volta a ser mencionado no momento em que David o protege da vingança que os gibeonitas executaram contra a casa de Saúl (2Sm 21:7). É também chamado Meribe-Baal (1Cr 8:34; 1Cr 9:40).



Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas