Você também poderá fazer o DOWNLOAD completo para seu computador do Dicionário e Enciclopédia Bíblica em forma de eBook - CLIQUE AQUI


SENAQUERIBE
Sin (o deus) envia muitos irmãos.

Filho de Sargão, a quem sucedeu no trono da Assíria (705 AC), no 23º ano de Ezequias. “Tal como o rei persa, Xerxes, era fraco e presunçoso, covarde quando estava por baixo, cruel e gabarola quando era bem sucedido”. Propôs-se, primeiro, a quebrar a poderosa associação de príncipes que se formara contra ele. Entre eles estava Ezequias, que se aliara ao Egipto, contra a Assíria. Senaqueribe conduziu um poderoso exérctio de, pelo menos, 200.000 homens contra a Judeia e devastou a terra, tomando e destruindo muitas cidades (2Rs 18:13-16); comp. Is 22, 24, 29 e 2Cr 32:1-8). Segundo as suas próprias palavras, de acordo com os anais assírios, a invasão é assim mencionada: “Porque Ezequias, rei de Judá, não se submeteu a mim, vim contra ele e pela força das armas e do meu poder, tomei 46 das suas cidades fortificadas; e das cidades mais pequenas que foram derrotadas, tomei e saqueei um número incontável. Destes lugares, tomei e levei cativas 200.156 pessoas, novos e velhos, homens e mulheres, assim como cavalos e mulas, jumentos e camelos, bois e ovelhas: uma multidão incontável; e Ezequias, eu o aprisionei em Jerusalém, a sua capital, tal como um pássaro numa gaiola, construindo torres à volta da cidade, amontoando bancos de areia contra os portões, a fim de evitar qualquer fuga… Depois, sobre Ezequias caiu o medo do poder dos meus braços e ele me enviou os chefes e os anciãos de Jerusalém com 30 talentos de ouro, 800 talentos de prata e vários tesouros: um imenso e rico saque… Todas estas coisas me foram trazidas a Nínive, a sede do meu governo” (comp. Is 22:1-13, onde se pode ler a descrição dos sentimentos dos habitantes de Jerusalém durante esta crise).

Ezequias não estava disposto a tornar-se num vassalo dos assírios. Imediatamente pediu ajuda ao Egipto (2Rs 18:20-24). Senaqueribe, ao ouvir isto, marchou novamente sobre a Palestina (2Rs 18:17, 37; 2Rs 19; 2Cr 32:9-23; Is 36:2-22; Is 37:25 deverá ser traduzido por “sequei todos os afluentes do Nilo de Matsor”, i.e., do Egipto, assim chamado, pois Matsor significa grande fortificação por sobre o istmos do Suez, que o protegiam das invasões que viessem de leste). Senaqueribe envia mensageiros, a fim de tentar persuadir Ezequias a render-se mas foi em vão. Envia depois uma carta ameaçadora (2Rs 19 leva para o templo e espalha perante o Senhor. Isaías, mais uma vez, traz uma mensagem de encorajamento ao pio rei (2Rs 19. Foi morto por dois dos seus próprios filhos (Adrameleque e Sarezer), tendo-lhe sucedido um outro filho, Esaradom (681 AC), após um reinado de 24 anos.


Programas Evangelicos
Clique para saber mais!
Mensagens Que elevam ao Céu !!


PÁGINA INICIAL
13113