Saúde

Por que devemos ter cuidado com a nossa saúde? A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:19-20 "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo."
Que deseja Deus para a nossa vida? A Bíblia diz em 3 João 2 "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma."
Sob que condições Deus prometeu livrar o Seu povo de doenças? A Bíblia diz em Êxodo 15:26 "Ele disse: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara."
Que prometeu Deus ao povo de Israel? A Bíblia diz em Êxodo 23:25 "Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades."
Quem pode curar? A Bíblia diz em Salmos 103:2-3 "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades."
Para desfrutar de uma vida sã, devemos ter um bom equilibrio entre o trabalho e o descanso. A Bíblia diz em Êxodo 20:8-10 "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas."
Será que a minha atitude afecta a saúde? A Bíblia diz em Provérbios 17:22 "O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos."
Não deixes que o stress das circunstâncias externas causem stress interno. A Bíblia diz em Filipenses 4:6-7 "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."
Que podes fazer para evitar doenças venêreas? A Bíblia diz em 1 Coríntio 6:18 "Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo."
Qual foi o primeiro regime alimentar recomendado para o homem e a mulher? Frutas, cereais, nozes e legumes. A Bíblia diz em Gênesis 1:29 "Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente; ser-vos-ão para mantimento."
Imediatamente depois do Dilúvio, quando havia muito pouca vegetação, que disse Deus sobre o regime alimentar? A Bíblia diz em Gênesis 9:2-4 "2Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis."
O povo de Deus tinha que ter cuidado com a sua comida e distinguir entre o que era bom e o que não era. A Bíblia diz em Levítico 11:47 "Para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer." (Veja Levítico 11 para mais promenores)
A distinção entre os animais limpos e imundos não era sómente uma proibição judaica. Existia antes de Abraão, o primeiro judeu. A Bíblia diz em Gênesis 7:1-2 "Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea."
Esta distinção entre os animais limpos e imundo continuará até ao finais dos tempos. A Bíblia diz em Isaías 66:15, 17 "Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo. Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, os que comem da carne de porco, e da abominação, e do rato, esses todos serão consumidos, diz o Senhor."
Que exemplo deu Daniel sobre a importância de um bom regime alimentar? A Bíblia diz em Daniel 1:8 "Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar." Em vez que decidiu ele comer? A Bíblia diz em Daniel 1:12 "Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber."
Porquê devemos ter domínio próprio nos nossos hábitos alimentares? A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:31 "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus."
Que dizem as Escrituras sobre o licor? A Bíblia diz em Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio."
É verdade que as bebidas alcoólicas fazem mal? A Bíblia diz em Provérbios 23:29-35 "Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. O serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E diràs: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez."
Qual é o resultado do abuso de bebidas ou comida? A Bíblia diz em Provérbios 23:20-21 "Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem."


Questão levantada na página: Saúde, o que a Bíblia diz a respeito?

Abaixo LINKS para os temas mais acessados em Informação Bíblica


Conheça a Bíblia MP3, Sermões e Hinos MP3 para Download:

Biblia MP3 em CD-ROM