Clique para saber mais!!!
Mensagens Que elevam ao Céu !! Programas Evangelicos

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

As Revelações do Apocalipse

Este estudo contém ao todo 24 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-la com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.

Assuntos deste estudo: Dom de Profecia nos últimos dias - Profetas verdadeiros e falsos.


ESTUDO 16

O Apocalipse, visões e profetas modernos

No Apocalipse é-nos revelado que a Igreja de Deus teria o testemunho de Jesus, que é o espírito de profecia ( Apocalipse 19:10 ). Também há referências a falsos profetas que fariam grandes sinais ( Apocalipse 16:13, 14 ). Indiscutivelmente, torna-se evidente a necessidade de distinguir entre verdadeiros e falso profetas. Este é o dilema de nosso estudo de hoje, o qual está repleto de importantíssimas revelações.

O MÉTODO ESCOLHIDO POR DEUS PARA COMUNICAR-SE COM O SER HUMANO

O livro de Apocalipse é um bom exemplo acerca da decisão de Deus de utilizar profetas para transmitir Suas mensagens aos seres humanos (veja Apocalipse 1:1, 4 ). Esse método divino não é novo, pois foi a forma que Deus usou para dar-nos toda a revelação bíblica (veja o primeiro estudo deste seminário). Por meio de profetas, Deus quer revelar-nos o futuro ( Amós 3:7 ). Eles o podem fazer quando se deixam guiar pelo Espírito Santo ( II São Pedro 1:21 ).

Nem todos os profetas escreveram partes da Bíblia. Pelo menos doze profetas verdadeiros, que não são autores da Bíblia, são nela mencionados. Um dos mais notáveis é São João Batista, a respeito de quem Jesus disse que não houve profeta maior que ele ( São Mateus 11:11 ).

Outro fato interessante é notar que Deus não faz discriminação de sexo quanto ao dom de profecia. Na Santa Bíblia se mencionam várias mulheres que exerceram a função profética. Por exemplo: Ana ( São Lucas 2:36-38 ), Mina ( Êxodo 15:20 ), Débora ( Juízes 4:4 ), Hulda ( II Reis 22:14 ) e as quatro filhas de Filipe ( Atos 21:8, 9 ).

1. De acordo com os planos de Deus para os dias finais da história humana, haveria verdadeiros profetas entre o remanescente fiel do tempo do fim? Joel 2:28-32; Atos 2:17-21.

"Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá, nos , que derramarei do Meu Espírito sobre toda a carne; vossos e vossas ."

OS DONS ESPIRITUAIS

2. A Bíblia diz que quando nosso Senhor Jesus Cristo ascendeu aos Céus "concedeu dons aos homens" ( Efésios 4:8 ). Quais são alguns destes dons que Ele concedeu a Sua Igreja? Efésios 4:1, 11.

"... apóstolos, outros para , outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres."

Nota: Deus concede os dons do Espírito a fim de aperfeiçoar os santos, ou seja, a Igreja, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus ( Efésios 4:12, 13 ). Especialmente a respeito do dom de profecia, São Paulo diz que sua finalidade é edificar os crentes ( I Coríntios 14:22 ). Jesus disse que a razão pela qual nos dá as profecias é para que creiamos ( São João 13:19; 14:29 ).

3. Como uma ilustração da seriedade que devemos dar às coisas que Deus revela por meio de Seus profetas, o que o Apocalipse diz que Deus fará àqueles que alterarem o que foi revelado nas profecias? Apocalipse 22:19.

"... Deus da ."

4. Como são considerados, no Apocalipse, aqueles que guardam as palavras da profecia divina? Apocalipse 22:7.

" aquele que guarda as palavras da deste livro."

Nota: De acordo com o ensino do Novo Testamento, não faltaria à Igreja nenhum dos dons espirituais que Cristo concede ( I Coríntios 1:6, 7 ). Em diversas partes a Santa Bíblia assinala o remanescente fiel como a Igreja verdadeira.

5. O Apocalipse ensina que no tempo do fim o remanescente fiel teria o dom de profecia? Apocalipse 12:17; 19:10.

"... guardam os e sustentam o ."

"... O testemunho de Jesus é

Nota: O dragão é Satanás que atua por meio de seus instrumentos humanos, perseguindo a mulher (a igreja) e o remanescente fiel, simbolizado pelos "restantes de sua descendência", ou seja, os fiéis do tempo do fim que guardam os mandamentos de Deus e têm o dom de profecia.

PROFETAS VERDADEIROS E FALSOS

6. Conforme o ensino de Jesus Cristo, que grave perigo surgiria no tempo do fim? São Mateus 24:24.

"... Surgirão falsos cristos e ."

Nota: A Bíblia previne contra os falsos profetas ( I São João 4:1; São Mateus 7:15 ). Ao ler II Pedro 2:1, 2 , vemos que esses falsos profetas introduziria ocultamente heresias destruidoras e exerceriam uma influência corruptora na Igreja. No contexto de Deuteronômio 18:9-12 e Apocalipse 22:15 , estão incluídos na lista dos falsos profetas os adivinhos (que lêem a sorte), os astrólogos, encantadores, magos, os que consultam os mortos, os feiticeiros e exorcistas. Deus declara que são uma abominação os que praticam estas coisas.

7. Como podemos saber se o que um profeta diz é verdade ou não? Isaias 8:19, 20.

Deve estar de acordo com a e o .

Nota: Os milagres em si mesmos não são prova de que o profeta seja inspirado por Deus. Apenas demonstram que há por trás dele um poder sobrenatural. Os magos do Egito, nos dias de Moisés, também fizeram milagres ( Exo. 7:10-12,19-22 ). Satanás também tem poder de operar milagres e às vezes se disfarça como um piedoso anjo de luz ( I Coríntios 11:13-15 ). A menos que os ensinos do profeta estejam em harmonia com a Bíblia, ele é um impostor.

As Sagradas Escrituras nos dão várias características do verdadeiro profeta: suas predições se cumprem ( Jeremias 28:9 ), ele não induz o povo à apostasia ( Deuteronômio 13:1-3 ), declara o que Deus o inspira a dizer e não fala de si mesmo ( Jeremias 14:14 ), fala guiado pelo Espírito Santo ( II Pedro 1:21 ), reconhece a encarnação de Jesus ( I São João 4:1-3 ).

8. De que três formas Deus Se revela aos profetas? Números 12:6-8.

, ,

Nota: Deus não fala por meio de bolas de cristal, pela palma da mão, xícara de café, astrologia, ou por meio de mortos. A Santa Bíblia descreve alguns aspectos físicos dos profetas enquanto estavam em visão. Por exemplo: perda de força física ( Daniel 10:8 ), recebendo depois forças físicas sobrenaturais ( Daniel 10:18, 19 ). Daniel ficou sem fôlego em suas narinas ( Daniel 10:17 ), sem falar ( Daniel 10:16 ) e inconsciente com respeito ao ambiente que o rodeava ( Daniel 10:5-8 ). Tinham os olhos abertos durante a visão ( Números 24:4 ).

O DOM PROFÉTICO NA EXPERIÊNCIA CRISTÃ DE UMA PESSOA

9. Que três conselhos dá o apóstolo São Paulo aos crentes? 1 Tessalonicenses 5:20, 21.

a. "Não profecias."

b. "Julgai ."

c. "Retende ."

10. Que experimenta aquele que crê e respeita os ensinos dos verdadeiros profetas? Apocalipse 22:7, II Crônicas 20:20.

Apocalipse 22:7 diz que esta pessoa será

Em II Crónicas 20:20 se diz que estará e .


MINHA DECISÃO - Sendo que Deus nos fala pelos profetas verdadeiros, cuja palavra é um "testemunho de Jesus", decido estudar com oração as coisas que eles nos escreveram e, mediante o poder de Jesus, respeitarei suas instruções.

Nome:_________________________________ Data:______/ ______/ ________




Acesse aqui as demais lições sobre o Apocalipse


Lição 01 Lição 07 Lição 13 Lição 19
Lição 02 Lição 08 Lição 14 Lição 20
Lição 03 Lição 09 Lição 15 Lição 21
Lição 04 Lição 10 Lição 16 Lição 22
Lição 05 Lição 11 Lição 17 Lição 23
Lição 06 Lição 12 Lição 18 Lição 24

Clique para saber mais!!!
Mensagens Que elevam ao Céu !! Programas Evangelicos

PÁGINA INICIAL
240414 - 2001/2014©JesusVoltara.com.br

240414