Clique para saber mais!!!
Mensagens Que elevam ao Céu !! Programas Evangelicos

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR

As Revelações do Apocalipse

Este estudo contém ao todo 24 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-la com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.

Assuntos deste estudo: As trombetas do Apocalipse, A Sétima Trombeta.


ESTUDO 24

O Soar da Sétima Trombeta

Jesus nos dá, em Sua revelação do Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até o tempo do fim: 1) as sete igrejas, 2) os sete Selos, e 3) as sete trombetas. A profecia das sete igrejas nos revela a história religiosa da era cristã, salientando suas faltas e prometendo o galardão aos vencedores. Nessa profecia Deus destaca Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta a Deus controlando a História e dando fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação com a igreja.

AS SEIS PRIMEIRAS TROMBETAS

As primeiras quatro trombetas ( Apocalipse 8:6-13 ) mostram a desintegração do império romano (tanto do oriente como do ocidente), fustigado pelas tribos bárbaras, as quais prepararam caminho para Roma papal. Tanto Daniel como o Apocalipse profetizam que este poder religioso perseguiria durante 1.260 anos os que cressem na Bíblia.

A quinta e sexta trombetas ( Apocalipse 9:1-21 ) descrevem a investida das tribos maometanas, sob o comando de vários líderes, constituindo-se em outro poder que lutaria contra o cristianismo.

A SÉTIMA TROMBETA

A sétima trombeta apresenta o tempo do fim quando o remanescente fiel proclamaria o evangelho eterno e a mensagem dos três anjos a todo o mundo.

1. Que eventos sucederiam no tempo da sétima trombeta? Apocalipse 11:15-19.

a. "... O reino do mundo se tornou de ( 11-15 )"

b. As nações estariam ( 11:18 )

c. "... Chegou, porém, a Tua ira, e o tempo determinado para serem os mortos, para se aos Seus servos, os profetas, ... e para os que a Terra."

d. "Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário" ( 11:19 ).

Nota: As palavras de São João no sentido de que "abriu-se... o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário", descrevem o lugar santíssimo, pois era ali que a arca estava. Foi ali que Jesus entrou ao se cumprirem os 2.300 dias, em 1844, o que nos permite entender que a partir dessa época entramos no período da sétima trombeta. Quando Cristo sair do lugar santíssimo, terão terminado o juízo investigativo, sua obra mediadora e o tempo da graça, e terão lugar as bodas do Cordeiro. Em realidade, no Apocalipse se fala de duas ceias: uma é a grande ceia de Deus, que se refere ao castigo dos impios, e a outra é a ceia do Cordeiro, que se refere à recompensa dos fiéis.

2. Que conotação tem a grande ceia das aves, convocada por Deus, para os que recusaram a graça salvadora de Cristo? Apocalipse 19:11-21.

O castigo dos

Nota: Esta "ceia das aves" afeta ao mesmo grupo descrito em Apocalipse 6:15-17 , o qual não pode resistir à presença do Senhor por não haver aceito a salvação em Cristo e consequentemente não haver-se preparado para recebê-Lo. No final do milênio, serão destruidos definitivamente pela segunda morte ( Apocalipse 20:9 e 14 ).

AS BODAS DO CORDEIRO

Roy Allan Anderson, em seu livro "O Apocalipse Revelado", nos diz que nos ajudará muito na compreensão desta figura profética o termos algumas noções de como eram as bodas ou casamentos orientais. Normalmente havia cinco momentos importantes: 1) O compromisso matrimonial, que tinha muito mais seriedade do que tem hoje no Ocidente; 2) o pagamento do dote matrimonial; 3) o período de preparação pessoal da noiva para as bodas, durante o qual o noivo preparava o lar; 4) a cerimônia das bodas, que não se realizava na igreja, como o fazemos hoje. Consistia em uma cerimónia simples, quando o noivo dava seu reconhecimento público do pedido de casamento, punha sua capa nos ombros da noiva, enquanto o cortejo se encaminhava para o lugar da festa; 5) a festa, normalmente na casa do pai do noivo.

3. Quem é a noiva com quem o Cordeiro Se casará? Apocalipse 21:9, 10; 19:7, 8; 21:1, 2.

"... E me mostrou a , que descia do Céu, da parte de ."

"... Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssinio, resplandecente e puro; porque o linho finíssimo são dos ."

Nota: A Nova Jerusalém, símbolo do remanescente fiel, é a esposa de Cristo. A referência aqui não é ao edifício da igreja, pois Apocalipse 19:7, 8 fala de pessoas justificadas pelo Senhor e que vivem em harmonia com a vontade de Deus.

4. Quando se manifestou o interesse de Cristo por Sua igreja? Efésios 1:4.

"Assim como nos escolheu nEle da do para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele."

5. Quando se concretizou o compromisso matrimonial? Oséias 2:19; Gálatas 4:4.

Quando "Deus enviou Seu Filho, de ."

Nota: Em Cristo fomos escolhidos desde a eternidade. Durante os tempos do Velho Testamento as bodas foram anunciadas. Mas foi quando Jesus Se encarnou que se concretizou o compromisso da parte do Senhor.

6. Qual foi o dote que nosso Senhor Jesus Cristo pagou para ter o direito de receber Sua igreja como esposa? I São Pedro 1:18, 19; Apocalipse 1:5.

"... Mas pelo , como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de ."

Nota: Ao morrer na cruz, Jesus pagou o dote.

7. Que faria o Senhor durante o período de preparação de Sua esposa (a igreja)? São João 14:1-3.

Foi preparar na casa de Seu .

8. Que inclui a preparação da igreja para o encontro com Cristo, o esposo? Romanos 3:24; 3:31; Apocalipse 19:7, 8.

a. É justificada , por Sua [de Deus] mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

b. A fé não anula a

c. Veste-se de linho finíssimo que são os dos santos.

9. Antes de deixar as cortes de glória, depois de terminada a intercessão, Jesus Se apresenta ante o Pai e recebe o domínio, a glória e o reino ( Daniel 7:13, 14 ). Que anúncio se fará então? Apocalipse 19:7.

"Alegremo-nos, exultemos, e demos-Lhe glória, porque são chegadas as do , cuja esposa ."

Nota: Os primeiros oito versículos do cap. 19 de Apocalipse transcrevem um gozo sublime e uma alegria espetacular com aleluias e louvores ao Cordeiro, que venceu e recuperou todos os poderes usurpados pelo inimigo; acabou com as artimanhas e instrumentos de Satanás e, havendo reivindicado a Deus perante o Universo, vem ao encontro de Sua igreja, com quem haverá de unir-Se para sempre. Então nos levará à casa do Pai, onde terá lugar a grande ceia das bodas do Cordeiro. Sem dúvida será a maior e mais emocionante festa havida no Universo. Pensando neste dia Jesus declarou: "E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Meu Pai" ( São Mateus 26:29 ).

OS BEM-AVENTURADOS

10. De acordo com a revelação de Deus, quem são os bem-aventurados? Apocalipse 19:9; 22:17, 20, 21.

"... Bem-aventurados aqueles que à das ."

"O Espírito e a noiva dizem: . Aquele que ouve diga: . Aquele que tem sede, , e quem quiser a ."

Conclusão: Atos 2:41, 47 diz:

"Então os que lhe aceitaram a palavra foram ; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas... louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor, dia a dia, os que iam sendo ."


MINHA DECISÃO - Desejo ser batizado como membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia e preparar-me para o encontro com Cristo, quando vier buscar seu povo fiel.

Nome:_________________________________ Data:______/ ______/ ________

Clique AQUI para localizar o endereço de uma de nossas Igrejas mais perto de sua residência




Acesse aqui as demais lições sobre o Apocalipse


Lição 01 Lição 07 Lição 13 Lição 19
Lição 02 Lição 08 Lição 14 Lição 20
Lição 03 Lição 09 Lição 15 Lição 21
Lição 04 Lição 10 Lição 16 Lição 22
Lição 05 Lição 11 Lição 17 Lição 23
Lição 06 Lição 12 Lição 18 Lição 24

Clique para saber mais!!!
Mensagens Que elevam ao Céu !! Programas Evangelicos

PÁGINA INICIAL
240414 - 2001/2014©JesusVoltara.com.br

240414