Estudo Bíblico sobre as Profecias do Livro de Daniel.

ESTUDO 21
A Segunda Vinda de Jesus.

MENU INICIAL
ESTUDO ANTERIOR PRÓXIMO ESTUDO

O livro de Daniel começa com aparente derrota para o povo de Deus, e termina com um poderoso livramento para Seu povo, que será marcado pela gloriosa aparição de nosso Senhor e Salvador Jesus. Este estudo desvendará a gloriosa verdade da segunda vinda de Jesus.

OS EVENTOS FINAIS DE DANIEL 12

1. Quem se levanta para defender o povo de Deus e pelo que passará este povo nesse tempo? (Daniel 12:1)

  “...Nesse tempo, se levantará __________, o Grande ______________, o Defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de ________________, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas, naquele tempo, será _________ o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro...”

NOTA: Miguel não é outro senão Jesus o Grande Príncipe que se levanta para defender o povo de Deus. O arcanjo é também chamado Miguel (Judas 9). Jesus está retornando pela segunda vez com a voz do arcanjo (I Tessalonissenses 4:16). Contudo, Jesus, embora  seja chamado um Arcanjo ou Miguel, ainda é totalmente Deus – não um ser criado. Neste tempo, o mundo está mergulhado dentro de um tempo de grande tribulação que nunca houve até então. O povo de Deus passará por este tempo de atribulação, mas será livrado.

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

2. Que evento livrará o povo de Deus, ressuscitando justos? (I Tessalonissenses 4:16, 17)

“...Porquanto o ___________ mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus...”

NOTA: Quando Jesus vier, os justos mortos serão ressuscitados. Aqueles que estiverem vivos serão livrados e arrebatados para encontrar com Jesus nos ares. A segunda vinda de Jesus é uma das mais gloriosas verdades de toda a Bíblia.

3. O que Jesus nos prometeu sobre a Sua vinda e como Ele virá? (João 14:1-3 e Atos 1:9-11)

“...E, quando Eu for e vos preparar lugar, _______________ ...”

“...Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu  virá do ________ como O vistes subir...”

NOTA: A segunda vinda de Jesus é baseada na certeza da promessa do próprio Jesus. Jesus voltará da mesma maneira que ascendeu aos céus. Como Sua ascensão foi visível e pessoal; portanto, Sua volta também será.

4. Quantos na terra verão Jesus vir pela segunda vez? (Mateus 24:30 e Apocalipse 1:7)

“... _________ os povos da terra se lamentarão, e _________ o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória...”

“...Eis que vem com as nuvens, e ________ olho o verá...”

NOTA: A volta de Jesus será um evento que circulará todo o mundo. Não somente  os justos, mas todos os ímpios O verão. Os ímpios lamentarão Sua vinda, mas os justos rejubilarão.

5. O que Jesus aconselhou sobre quando alguém lhes disser que Ele virá secretamente? Que palavras, Paulo usa para indicar que Jesus voltará com grande barulho? (Mateus 24:26 e 27 e I Tessalonissenses 4:16)

“...Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não ___________. Ou: Ei-Lo no  interior da casa!, não __________________. Porque assim como o _______________ sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem...”

“...Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua ______________ de ordem, ouvida a ______ do arcanjo, e ________________ a trombeta de Deus...”

NOTA: A Bíblia é clara. Não há nada secreto sobre a volta de Jesus. Qualquer que disser que Jesus está voltando secretamente está  enganado e os cristãos não devem acreditar nele. Não haverá trombeta silenciosa! Ela perfurará os ouvidos para anunciar a notícia feliz de que Jesus está retornando (veja também Salmos 50:3). Por séculos pareceu que Deus estava quieto, mas agora, de repente, na segunda vinda, Deus falará; e o mundo inteiro vai conhecê-Lo.

6. Onde os justos encontrarão Jesus? (I Tessalonissenses 4:16, 17)

“...depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre ___________, para o encontro do Senhor nos ________...”

NOTA: Jesus não tocará a terra quando vier pela segunda vez. Os justos, vivos e  ressuscitados, serão arrebatados para encontrar com Ele nos ares. No fim dos mil anos Jesus retornará e tocará a terra, mas não o fará quando Ele voltar pela segunda vez.

HAVERÁ UM ARREBATAMENTO SECRETO?

Parece estranho que claramente a Bíblia ensina que Jesus virá visível e pessoalmente. Por que então esta doutrina de arrebatamento secreto tem sido proposta? Os defensores da doutrina do arrebatamento secreto acreditam que Deus está usando a nação literal de Israel de uma maneira especial nos últimos dias. A Bíblia é clara ao dizer que a igreja é o agente de evangelização de Deus para o tempo do fim. Portanto, não existirá a necessidade de arrebatamento para livrar a igreja para que Deus possa utilizar Israel. Agora examinaremos outra premissa maior da doutrina de arrebatamento, a saber, que os santos não estarão aqui durante o tempo de atribulação – a grande tribulação final – e que o anti-cristo não aparecerá até depois do então chamado “arrebatamento.”

7. O livro de Daniel indica que os santos serão livrados antes ou durante o tempo de tribulação? (Daniel 12:1)

“...e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas,  ___________ tempo será salvo o teu povo...”

NOTA: Daniel nos mostra que o livramento não virá antes do tempo de tribulação, mas durante, assim como aconteceu a ele na cova dos leões e a seus três amigos na fornalha.

8. Que promessa Deus dará ao Seu povo enquanto as pragas estiverem sendo lançadas durante este tempo de tribulação? (Salmos 91:10)

“...nenhum _______ te sucederá, praga _______________ chegará à tua tenda...”

NOTA: Deus não promete livramento das pragas, mas um livramento em meio as pragas. Tribulações cairão por todo redor, mas elas não atingirão o povo de Deus.

9. De acordo com Paulo, o que deve acontecer antes deste dia da segunda vinda e a  reunião dos justos com Jesus ocorrer? (II Tessalonissenses 2:2, 3)

“...Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não ______________ sem que primeiro venha a ____________ e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição...”

NOTA: Aqueles que ensinam a doutrina do arrebatamento secreto declaram que o homem do pecado, o anti-cristo, virá depois da segunda vinda, quando os justos, forem reunidos com Jesus. Paulo, em contraste, declara inequivocadamente que o dia em que nós seremos reunidos com Jesus não virá sem que o homem do pecado, o anti-cristo, venha primeiro.

10. O que destruirá o homem do pecado? (II Tessalonissenses 2:8)

“...então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o __________ de sua boca e o _______________ pela manifestação de Sua vinda...”

NOTA:É muito estranho para o homem do pecado, o anti-cristo, ser destruído pelo brilho da segunda vinda de Jesus, se ele não aparecerá até depois da segunda vinda. É óbvio na Bíblia que o anti-cristo será totalmente revelado antes da segunda vinda de Jesus para reunir os Seus santos. (ler Lucas 17:34-37, “aquele que vai ser levado e aquele que vai ser deixado”).

JESUS ESTÁ VOLTANDO

11. Por que os grandes homens da terra chorarão para que as rochas e montes caiam sobre eles na segunda vinda de Jesus? E como justos respondem a segunda vinda de Jesus?  (Apocalipse 6:15, 16 e 19: 5, 6)

“...Caí sobre nós e escondei-nos da ________ dAquele se assenta no trono, e da ______ do _______________...”

“...Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai ____________ ao nosso _________...dizendo: ____________! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso...”

NOTA: Para os ímpios, a segunda vinda de Jesus de amargo desespero e escuridão. Eles clamam para que as rochas e montes caiam sobre eles, e os justos louvam e exaltam Deus. 

12. Como a Bíblia chama a segunda vinda de Jesus? (Tito 2:13)

 
“...aguardando a _____________ esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus...”

13. Podemos saber o tempo exato da segunda vinda de Jesus? Sabemos que está próxima? (Mateus 24: 32,33 e 36)

  “...quando _________ todas estas coisas, sabei que está próximo, às ___________...”

“...Daquele ______ e ________ _____________ sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão o ______...”

14. Que sinais celestiais Jesus deu para indicar a humanidade que os últimos dias já chegaram? (Mateus 24:29)

“...o sol _________________, e a lua não dará a sua claridade, as ____________ cairão do firmamento...”

NOTA: Imediatamente após a tribulação da “época escura”, ocorreram grandes sinais celestiais para indicar-nos que chegou o tempo do fim. Em 18 de maio de 1780 (18 anos antes da queda de Roma papal) o grande dia escuro na América do Norte aconteceu. Uma escuridão muito negra se alastrou pela terra. Naquela noite a lua foi totalmente coberta por um vermelho sangue. Igualmente, em 12 de novembro de 1833 (11 anos antes do início do julgamento de 1844) ocorreu a grande chuva meteórica da história, na qual estimou-se que um bilhão de estrelas cadentes caíram visivelmente sobre os Estados Unidos e Canadá.

15. Como Jesus estará voltando logo, o que os cristãos devem fazer? (Mateus 24:42)

“...____________, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor...”

MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, ajuda-me a me manter firme, vigiando a todo tempo, esperando a volta de Seu Filho, Jesus.

Assinatura:________________________ Data: _______________________




ABAIXO O ÍNDICE DAS OUTRAS LIÇÕES DESTE ESTUDO BÍBLICO

Estudo 01
Estudo 02
Estudo 03
Estudo 04
Estudo 05
Estudo 06
Estudo 07
Estudo 08
Estudo 09
Estudo 10
Estudo 11
Estudo 12
Estudo 13
Estudo 14
Estudo 15

Há Vida após a morte ?

Estudo 16
Estudo 17
Estudo 18
Estudo 19
Estudo 20
Estudo 21
Estudo 22
Estudo 23
Estudo 24
Estudo 25
Estudo 26
Estudo 27

A Cruz de Jesus Cristo

Estudo 28


Programas Evangelicos Mensagens Evangelicas